post

Fórum 2016 :: Pilão Networking > Notícias > Notícias do Fórum 2016 > Discurso de Abertura do Fórum Pilão Networking

post cover

Discurso de Abertura do Fórum Pilão Networking

Publicamos o texto do discurso de abertura do Forum Pilão Networking 2016

“Pilões, amigos e familiares

O IPE – Instituto dos Pupilos do Exército, escola centenária presente na freguesia de S. Domingos de Benfica em Lisboa desde os alvores da República, teve sempre por objectivo formar cidadãos úteis à Pátria, dentro do seu projecto educativo na vertente de uma escola inclusiva do ensino profissional.

Os cursos aqui ministrados sempre apostaram na preparação dos seus alunos para a inserção no mercado de trabalho, fomentando a inclusão.

A APE – Associação dos Pupilos do Exército, já com 84 anos, surge como fiel herdeira destes valores com uma componente solidária no seio da nossa comunidade.

Grande parte dos ex-alunos que estão agora no auge da sua vida activa anseia por uma forte dinâmica, ao nível do empreendedorismo, que venha combater um certo marasmo neste sector ao nível da nossa comunidade.

Precisamos de manter viva a chama Pilónica na área dos negócios e da vida profissional, angariando assim novas ideias, projectos, colaborações e parcerias profissionais, que transportem para as nossas actividades a excelência dos valores que nos mantêm unidos como Pilões.

Esta conjugação de esforços, interesses e boas vontades constitui uma mais-valia que queremos potenciar.

Para isso precisamos de saber onde estamos e o que fazemos.

No passado já foram ensaiadas formas de promover o desenvolvimento de uma rede de contactos dentro da nossa comunidade.

Coube-nos agora a nós fazê-lo de uma forma organizada que designamos de

Pilão Networking.

Estamos há um ano a trabalhar nesse sentido.

Fizemos várias reuniões designadas de “Encontros ao fim da tarde”, quer nas instalações da APE quer nas empresas de alguns aderentes a este projecto na Zona da Grande Lisboa e no Porto, para as quais fomos desafiando os potenciais aderentes sob as palavras de ordem:

Diz ao que vens!

Mostra o que vales!

Com o apoio das entidades representadas nesta mesa, que atrás já referi, reunimos hoje neste espaço gentilmente cedido pela nossa Escola o Fórum Pilão Networking 2016.

Esta mostra conta com quatro dezenas de Stands de Expositores ex-alunos dos Pupilos do Exército empreendedores quer a título individual quer através das suas empresas.

Supletivamente também aqui estão algumas empresas onde os Pilões participam de forma vincada enquanto quadros médios e superiores e que também quiseram juntar-se a nós.

Este Fórum tem como objectivos:

  • Desenvolver e potenciar negócios entre os Pilões empreendedores presentes no certame;
  • Criar um mercado autêntico: um verdadeiro espaço de negócio;
  • Conquistar novos clientes e seguidores da marca: aproveitar as oportunidades;
  • Permitir a identificação de parceiros a contactar no âmbito das actividades profissionais dos milhares de quadros técnicos médios e superiores formados na nossa Escola;
  • Possibilitar um melhor conhecimento do posicionamento dos Pilões no mercado de trabalho em geral;
  • Incentivar e apoiar os ainda alunos da nossa Escola a ir à luta, pela sua integração no mercado de trabalho que se aproxima

e, não menos importante, Agregar uma componente solidária no seio da nossa comunidade.

Em paralelo com a Exposição / Mostra de empresas e actividades patentes nos Stands vão decorrer outras actividades a realizar nesta Sala onde algumas empresas farão pequenas apresentações dos seus projectos, para além dos dois painéis temáticos seguintes:

  • 12H00 – Apresentação do Protocolo APE – União dos Exportadores da CPLP;
  • 15H00 – Pilão no feminino – no qual pretendemos reflectir sobre a presença feminina na nossa Escola, iniciada em 1977 com a chegada das primeiras alunas para os Cursos Superiores.

Com a dinâmica que daqui resultar estaremos aptos a repetir o Fórum em anos vindouros.

Queremos aqui realçar o contributo das empresas que patrocinaram o evento e que merecidamente destacamos no site do Fórum.

Obrigado a todos pela vossa presença.

 

Equipa Pilão Networking

 

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com